Computação nas Nuvens marca presença no JUG Vale com OpenShift e JClouds

Computação em Nuvens é um dos temas mais comentados atualmente no mundo de T.I.

O segundo encontro do JUG Vale vai acontecer no próximo 23 de Junho de 2012 no auditório do CEDEMP em São José dos Campos e já temos diversas palestras confirmadas.

Entre as 7 apresentações que ocorrerão no dia, duas estarão relacionadas com o assunto  Computação nas Nuvens, a mais nova buzzword que tem movimentado eventos e a comunidade de T.I. sem restrição de linguagens de programação ou comunidade esm específico.

OpenShift

O universo Java já conta com diversos provedores de serviços nas nuvens, mas com tanta coisa acontecendo, fica difícil acompanhar e até mesmo escolher a solução de cloud adequada para o seu negócio. Um dos provedores de cloud que tem chamado a atenção recentemente por permitir o completo uso de JEE nas nuvens é o Openshift.

Para falar do PaaS da Red Hat, convidamos Ricardo Martinelli, engenheiro de suporte da maior empresa FOSS do mundo e especialista em tecnologias JBoss.

Já podemos adiantar que a apresentação contará com demonstrações ao vivo e também mostrará outros aspectos dessa novíssima ferramenta como a instalação do WordPress em cerca de 3 minutos!

Logo do JClouds

Logo do JClouds

Outra apresentação que abordará computação nas nuvens, mas de uma forma mais “programativa” é a do Eclis Rodrigues de Castilho, aluno da FATEC de São José dos Campos. Ele irá falar de JClouds, uma interface de programação(API) única para diversos provedores de serviços nas nuvens. Essa poderosa API lida com o provedor de Cloud Computing, dando uma visão ao programador mais abstrata, sendo que esse não precisará lidar com comunicação através de APIs REST ou qualquer outro tipo de código específico do provedor.

Ao lado dessas apresentações teremos outras 5 que cobrirão diversos outros assuntos relacionados a plataforma Java, tais como Android, JavaFX e Banco de dados. Fique ligado que novas postagens surgirão com mais informações.

3 comentários sobre “Computação nas Nuvens marca presença no JUG Vale com OpenShift e JClouds

Deixe um comentário